Olho d'água, v. 8, n. 1 (2016)

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A expressão do romance em Senhora, de José de Alencar

Loide Nascimento de Souza

Resumo


Este artigo aborda as particularidades do romance e sua expressão em uma das principais obras da literatura brasileira: Senhora, de José de Alencar. Tendo como apoio os estudos de teóricos tais como Auerbach e Bakhtin e o “realismo formal” de Ian Watt, discutimos aqui as principais características do gênero romance para, depois, analisar sua expressão na obra supracitada. Pertencente ao grupo dos romances urbanos de José de Alencar, o livro Senhora, embora se enquadre no estilo romântico, já apresenta sinais do Realismo, ao retratar problemas sociais. Entretanto, para a sua composição como romance importa verificar de que forma representa a realidade brasileira na atuação de determinadas personagens situadas na sociedade fluminense do século XIX.

 

This article discusses the particularities of the novel as a literary genre and its expression in one of the major works of the Brazilian literature: Senhora, by José de Alencar. With the support of theoretical studies such as Auerbach’s, Bakhtin’s and the “formal realism” of Ian Watt, the main features of the novel genre are discussed here, and subsequently its expression in Alencar’s novel is analyzed. Belonging to the group of urban novels by José de Alencar, the book Senhora already shows signs of realism when portraying social problems, although it was framed in the romance cycle. However, in order to structure it as a novel, it is important to verify how it represents the Brazilian reality in the performance of certain characters set in the nineteenth century society.


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