Olho d'água, v. 8, n. 1 (2016)

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Jango Jorge: o contrabandista de João Simões Lopes Neto pelas lentes do diretor Henrique de Freitas Lima

João Luis Pereira Ourique, Carlos Alberto Ossanes

Resumo


Para embasar a comparação intersemiótica entre a versão literária e a cinematográfica, faz-se necessário pensar as duas como estruturas discursivas diferentes. Comparando-se as versões literária e cinematográfica de Contrabandista, sob a perspectiva intersemiótica, pretende-se visualizar como se deu a construção do perfil da personagem Jango Jorge, de João Simões Lopes Neto (1912), pela perspectiva do diretor Henrique de Freitas Lima (2012). Para isso, utiliza-se do texto fonte, Contos Gauchescos, e a adaptação para série de televisão homônima, produzida pela Cinematográfica Pampeana, além do roteiro cinematográfico da película.

 

To support the intersemiotic comparison between the literary and the cinematic version, it is necessary to analyze both as different discursive structures. By comparing the literary and cinematic versions of Contrabandista, from the intersemiotic perspective, it is intended to analyze the construction of Jango Jorge, a character of of João Simões Lopes Neto (1912), by the prospect of the director Henrique de Freitas Lima (2012). To that end, it is used the groundwork, Contos Gauchescos, and the adaptation of the homonymous TV series, produced by Cinematográfica Pampeana, as well as the screenplay.


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