Olho d'água, v. 9, n. 1 (2017)

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Rosa Armorial em (des)continuidades (pós) Armoriais

Luis Adriano Mendes Costa

Resumo


RESUMO: O Movimento Armorial surgiu em Recife no início dos anos 70 e buscava a realização de uma arte erudita a partir das raízes populares da nossa cultura. Recentemente, outra experiência no campo da música armorial tem se destacado. Trata-se do grupo Rosa Armorial, de Curitiba – PR, que realiza um trabalho de pesquisa em torno do armorial, dando ênfase para a recriação de elementos a partir do folclore paranaense. O presente artigo analisa a representatividade da arte armorial através do Rosa Armorial, verificando até que ponto suas elaborações correspondem à estética do movimento, com movimentos contínuos em relação ao projeto armorial, ou como uma referência em relação a uma nova fase do armorial, incursionando por outros caminhos, pósarmoriais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ariano Suassuna; Arte Erudita; Arte Popular; Movimento Armorial; Rosa Armorial; Pós-armorial.

 

ABSTRACT: The Armorial Movement arose in Recife during the early 1970’s in order to implement an erudite art based on the popular roots of our culture. Another experience within Armorial music has recently been noted: the group Rosa Armorial from Curitiba – PR, which develops a work concerning the Armorial by emphasizing the recreation of elements from paranaense folklore. This paper analyzes the representativeness of Armorial art through Rosa Armorial, by verifying to what extent its elaborations correspond to that aesthetic movement, with continuous movements regarding the Armorial project, or on the other hand, the group shows itself as a reference in relation to a new phase of the Armorial, by taking different paths, post-armorials.

 

KEYWORDS: Ariano Suassuna; Art; Armorial Movement; Rosa Armorial; Popular Art; Postarmorial.


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