Autoconstrução do sujeito autoral em HHhH, de Laurent Binet
Resumo
RESUMO: Este texto centra-se na leitura do romance HHhH, do escritor francês Laurent Binet, como forma de discutirmos algumas estratégias engendradas pela literatura contemporânea, como a incidência do autobiográfico na ficção e, consequentemente, a hibridização das fronteiras entre real e ficcional. Propomos pensar, a partir da análise da obra de Binet, a presença autoral que, num movimento performático, inscreve outras vozes no texto e performa a própria imagem de si como autor, rompendo com a noção de unidade do sujeito.
PALAVRAS-CHAVE: Autoficção; Autor; HHhH; Laurent Binet; Literatura contemporânea; Performance.
ABSTRACT: This text focuses on a reading of the novel HHhH, by the French writer Laurent Binet, in order to discuss some strategies engendered by contemporary literature, such as the incidence of autobiography in fiction and thus a hybridization of the boundaries between real and fictional. We use the analysis of Binet’s work to examine the authorial presence that performatively inscribes other voices in the text and performs the very image of himself as an author, thus challenging the notion of subject unity
KEYWORDS: Autofiction; Author; HHhH; Contemporary Literature; Laurent Binet; Performance.
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