Olho d'água, v. 11, n. 1 (2019)

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A imaginação em silêncio – uma discussão sobre “The Wishing Box”, de Sylvia Plath

Guilherme Magri da Rocha, Cleide Antonia Rapucci

Resumo


Em consonância com Lissa Paul (1997), compreendemos que um dos papéis da crítica feminista é apresentar releituras e revisões de textos considerados de menor importância dentro da obra de uma determinada escritora. Por isso, este artigo tem por objetivo problematizar questões tocantes à literatura de autoria feminina através de uma possibilidade de leitura de “The Wishing Box” (A Caixa de Desejos), conto da escritora estadunidense Sylvia Plath (1932-1963), que foi compilado por Ted Hughes (1930-1998) no volume Johnny Panic and the Bible of Dreams (Johnny Panic e a Bíblia dos sonhos) (1977). Para a consecução desse propósito, busca-se examinar, no referido texto, a representação da personagem protagonista, tendo a questão do gênero como categoria de análise. Justifica-se tal escolha, pois são poucos os artigos acadêmicos envolvendo os contos de Plath, mais especificamente, em estudos sobre a escrita de autoria feminina.

 

In agreement with Lissa Paul (1997), we understand that one of the purposes of feminist criticism is to present re-readings and revisions of texts considered of less importance within the work of a certain writer. Therefore, this paper aims to problematize issues related to the literature of female authorship through a reading of “The Wishing Box”, a short-story written by Sylvia Plath (1932-1963), which was compiled by Ted Hughes (1930-1998) in the collection Johnny Panic and the Bible of Dreams (1977). In order to achieve this objective, we seek to examine, in the aforementioned short-story, the protagonist’s representation, discussing gender relations as a category of analysis. This article is justified considering that there are few academic works involving Plath’s short fiction, more specifically, in studies on female authorship writing.


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