Olho d'água, v. 6, n. 2 (2014)

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Torturador e torturado: notas sobre a ficcionalização do trauma nos contos pós-64

Suellen Monteiro Batista, Tânia Sarmento-Pantoja

Resumo


O presente trabalho busca refletir sobre a escritura do trauma, partindo da análise da construção de personagens caracterizados como torturador e torturado em contos, que possuem como núcleo narrativo cenas de tortura relacionadas ao Regime Militar instalado no Brasil no ano de 1964 (contos pós-64). Nossa hipótese é de que estas narrativas, ao construírem tais cenas, realizam um processo de apropriação do gesto testemunhal que resulta em construções peculiares, dentre as quais a caracterização dos personagens, e ao atentarmos para tais elaborações é possível perceber que tais textos lidam com um aspecto muito caro aos estudos do trauma: as possibilidades de representação da ferida traumática. Para dar conta de tal hipótese, tomamos como base teórica as proposições sobre o conceito de testemunho de Márcio Seligmann-Silva (2003), as considerações de Jaime Ginzburg (2001) sobre o conceito de trauma.

 

This essay goal is to reflect about the act of writing about trauma, starting from the analyses of the characters’ construction typified as torturer and tortured in short stories that have as its core narrative torture scenes related to the Military System established in Brazil in 1964 (short stories post-64). Our hypothesis is that those narratives, as they build such scenes, make a process of appropriation of the testimonial gesture that results in unique constructions, such as the characters’ representation, and as we attentively look into such productions it is possible to realize the narratives deal with a very debated feature in the studies of trauma: the possibilities of traumatic wound representation. In order to prove such hypothesis we will take as theoretic basis Márcio Seligmann-Silva propositions (2003), on the concept of trauma of Jaime Ginzburg (2001).


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