Artes em contato, experiência e afecção
Resumo
RESUMO: O artigo traz uma reflexão sobre os contatos e contágios entre as artes na modernidade, sobre as forças de atração e repulsão que as aproximam, e por vezes mesclam, sem deixar que percam suas singularidades. Propõe-se pensar a noção de procedimento como modo de articulação analítica entre as artes, que se valem cada uma a seu modo da abstração e da montagem, por exemplo, para reabrir práticas estéticas consolidadas e provocar deslocamentos na criação e percepção artística. Procura-se discutir uma aparente contradição entre a heteronomia que caracteriza as artes na modernidade e a busca pela definição autônoma da Teoria Literária formalista e estruturalista. A escritura do texto literário que incorpora procedimentos oriundos de outras artes é pensada a partir da noção de objeto artístico e literário como forma de produzir experiências e de intensificar o poder de afecção, ou seja, de expor o leitor/espectador ao contato com o que está fora do convencional.
ABSTRACT: The article presents a reflection on the contacts and contagions among the arts in modern times, on the forces of attraction and repulsion that approximate, sometimes to the point of merging, but still preserve their uniqueness. It seeks to reflect on the notion of procedure as an analytical mode of articulation between the arts, which use each in their own way common procedures as abstraction and assembly, for example, to reopen consolidated aesthetic practices and to provoke dislocations in artistic creation and perception. The article also discusses an apparent contradiction between the heteronomy that characterizes the arts in modernity and the search for autonomous definition of formalist and structuralist Literary Theory. The writing of literary text that incorporates procedures originating from other arts is thought from the notion of artistic and literary object as a way of producing experiences and intensify the power of affection, i.e., to bring the reader/viewer into contact with what is outside of conventional usage.
PALAVRAS-CHAVE: Afecção; Artes comparadas; Experiência; Literatura; Modernidade.
KEYWORDS: Affection; Compared Arts; Experience; Literature; Modernity.
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