Olho d'água, v. 10, n. 1 (2018)

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O ocaso dos estruturalismos e o momento contemporâneo — rearrumações do campo teórico da literatura

André Luiz Barros da Silva

Resumo


RESUMO: No debate sobre a chamada Teoria, partimos do momento de ocaso dos estruturalismos. É quando Derrida flagra a tendência abstratizante na busca de uma “geometria” subjacente ao texto literário. Aponta a obsessão em extrair estruturas (subjacentes) que explicariam o impacto (a beleza) da obra. As obras de Bakhtin e Foucault se sintonizavam ao momento, incorporando a pragmática dos discursos (polemizando com a linguística pragmática). Deleuze e Guattari proporão conceitos que misturam os planos político-corporal e abstrato, trazendo nova concretude. Deslocam o foco da teoria do nível conceitual (agora questionado) a um nível concreto e perceptivo, onde localizam a produção de sentido da literatura no impacto do signo na subjetividade em transformação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Deleuze; Derrida; Pós-estruturalismo; Teoria da Literatura.

 

ABSTRACT: In the debate about the so called Theory, we begin from the moment of the decay of the structuralisms. This moment is when Derrida catches the abstracting tendency in the quest of an underlying “geometry” of the literary text. He points out the obsession to extract structures (subjacent) that should explain the impact (the Beauty) of the artwork. Bakhtin’s and Foucault’s oeuvres were tuned in to the moment, incorporating the pragmatics of discourses (controversially debating with pragmatical linguistics). Deleuze and Guattari would propose concepts that mixed the political-bodily and abstract domains, bringing up something new and concrete. They help to displace the focus of the theory from the conceptual level (now contested) towards a concrete and perceptive one, where they situate the literary production of sense in the impact of the sign on the subjectivity in transformation.

 

KEYWORDS: Deleuze; Derrida; Post-Structuralism; Theory of Literature.


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