Italo Svevo e o experimentalismo em “Lo specifico del Dottor Menghi” e “Argo e il suo Padrone”
Resumo
RESUMO: No presente estudo enfocamos os contos “Argo e il suo padrone” e “Lo specifico del Dottor Menghi”, na composição dos quais o escritor Italo Svevo (Trieste – Itália – 1861 / Motta di Livenza – Itália – 1928) circula entre o experimentalismo e o fantástico ao realizar o que o estudioso Cepach (2010) classifica como “fabuloso laboratório narrativo” para a composição de sua obra prima, o romance La coscienza di Zeno. Svevo constrói determinados focos narrativos, utiliza-se do modo fantástico e toca sempre o tema da doença ligado ao medo da morte, tema esse central de outras obras suas. Com base principalmente nas considerações de Cepach (2008 e 2015), Piglia (2004), Cavaglion (2008), Ceserani (2006), Ramos (2001 e 2015), Volobuef (2000) e Todorov (1975), buscamos refletir sobre os elementos que constituem o experimentalismo autotextual na práxis literária sveviana ao compor os dois contos estudados.
ABSTRACT: This essay examines “Lo specifico del Dottor Menghi” and “Argo e il suo padrone”, by Italo Svevo (Trieste – Italy – 1861 / Motta di Livenza – Italy – 1928). These two-short stories hover between experimentalism and fantastic literature to create the “fabulous narrative laboratory” (CEPACH, 2010) for the novel La coscienza di Zeno, the author’s masterpiece. Svevo writes fantastic narratives about illness and the fear of death, a key theme in his oeuvre. Based mainly on the ideas of Cepach (2008 and 2015), Piglia (2004), Cavaglion (2008), Ceserani (2006), Ramos (2001 and 2015), Volobuef (2000) and Todorov (1975), we seek to scrutinise the aspects of Svevian autotextual experimentalism in the literary praxis which structure these two short-stories.
KEYWORDS: Experimentalism; Death; Health; Italo Svevo; Short-stories; Treatment.
Apontamentos
- Não há apontamentos.