Tramas da narrativa: espaço, tempo e inconsciente político
Resumo
Apresenta-se uma análise da introdução do filme O som ao redor (Mendonça Filho, 2012) para propor uma compreensão sobre o foco narrativo. Frequentemente entendido como sendo o ponto de vista de uma narrativa (cf. LEITE, 1999), o foco é observado em seu caráter relacional entre o destinador - autor implícito e narrador - e o destinatário - leitor/espectador implícito e narratário (cf. CASETTI; DI CHIO, 1996). Essa observação é feita a partir da distinção de elementos constitutivos da narração, desde os mais tradicionalmente estudados como o espaço e o tempo, até aqueles menos considerados como é o caso do inconsciente político (cf. JAMESON, 2002). Busca-se, assim, trazer à tona o sentido social das tramas narrativas e de sua relevância para pensar a contemporaneidade.
This paper presents an analysis of the introduction of the film Neighboring Sounds (Mendonça Filho, 2012) to propose a comprehension of the narrative focus. This concept is frequently understood as the point of view of a narrative (LEITE, 1999), but this paper stresses their differences, observing the relational character of the focus between the addresser – implicit author and narrator – and its addressee – implicit reader and narratee (cf. CASETTI; DI CHIO, 1996). This point is made from the distinction of the constitutive elements of a narrative since the ones traditionally studied, such as space and time, up to the ones less considered as the political unconscious (JAMESON, 2002). Therefore, the social meaning of the narrative weavings and their relevance to think about the present are intended to be brought to light.
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